Em maio, 7 a cada 10 empregos gerados vieram dos pequenos negócios

03/07/2025

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

O mercado de trabalho impulsionado pelas MPE – Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) – permanece em expansão. Somente em maio, foram cerca de 100 mil novos postos gerados pelas MPE, o que representa 66,8% do total de contratações.

Os dados fazem parte de levantamento do Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De janeiro a maio de 2025, as Micro e Pequenas Empresas contrataram 635.771 pessoas em todo o território nacional. O número representa cerca de 60,5% do total de novas contratações neste ano.

São pessoas que enfrentam desafios diários e se mostram resilientes com a criação de emprego e renda. Trabalham com seu talento e enfrentam um sistema que não foi feito para os pequenos. Mas são os maiores geradores de novas vagas formais. Este resultado representa mais emprego, mais oportunidade e inclusão.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Em maio, o setor de Serviços foi o que teve a maior abertura de postos de trabalho, entre as MPE, com 50,2 mil novos registros, seguido pela Construção (20,1 mil) e Comércio (19,8 mil).

Avaliação

Os dados do Caged reforçam a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) Contínua Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa apontou que o Brasil reduziu ainda mais o número de pessoas desempregadas, chegando a 6,2% no trimestre finalizado em maio. Houve uma redução de 0,6 ponto percentual na comparação ao trimestre concluído em fevereiro e a queda foi de quase 1 ponto percentual (p.p.), em relação ao mesmo período de 2024.


Fonte: Agência Sebrae

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn