A Receita Federal realiza nesta quarta-feira (31) o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2024.
Mais de 6,09 milhões de contribuintes serão beneficiados, totalizando R$ 8,5 bilhões em restituições. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Quem deve receber?
Segundo a Receita Federal, 54.241 contribuintes do Rio Grande do Sul foram priorizados devido ao estado de calamidade pública decretado no estado.
Do valor total, R$ 529,5 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no recebimento, que inclui:
14.756 idosos acima de 80 anos;
95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
9.672 pessoas com deficiência física ou mental ou com moléstia grave;
34.014 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
5.711.130 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
Além desses, outros 172.719 contribuintes não prioritários também receberão suas restituições neste lote.
Calendário de restituição do IR 2024
Os pagamentos das restituições do IR 2024 serão realizados em cinco lotes. O prazo para entrega das declarações começou no dia 15 de março. Confira as datas dos pagamentos:
1º lote: 31 de maio;
2º lote: 28 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 30 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.
Como consultar
Para verificar se sua restituição está disponível, acesse a página da Receita Federal e clique na opção "Meu Imposto de Renda".
Em seguida, selecione "Consultar a Restituição". A página oferece instruções e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la e corrigir as informações.
A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Malha fina
Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá verificar se há alguma pendência em sua declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se caiu na "malha fina".
Para isso, acesse o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal, no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Faça login e selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)". Na aba "Processamento", escolha "Pendências de Malha". Lá, você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e o motivo pelo qual foi retida.
Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
As restituições de declarações com inconsistências (em situação de malha) só são liberadas após correção pelo contribuinte ou após comprovação de que a declaração está correta.
Fonte: Contábeis